21/03/2012

Nossa água em Santo Antônio de Lisboa

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
A produção teve como objetivo mostrar a situação da água no bairro de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis. O tema foi objeto de estudo nas aulas de Geografia da professora Terezinha. 
No dia 16 de março as professoras Terezinha e Mariley foram com os alunos da turma 62 até a praia de Santo Antônio para realizar o registro fotográfico sobre a situação da água no bairro. Na semana seguinte, realizou-se a produção do vídeo com 5 alunos da turma que foram atendidos no contra turno, os quais analisaram as fotos e realizaram uma produção textual com orientações da auxiliar de tecnologia. Os recursos utilizados foram: o notebook da escola e os softwares Windows Live Movie Maker e Audacity.  
A produção foi socializada para todos os alunos no pátio da escola. Confira o vídeo:

 

TEXTO DA NARRAÇÃO DO VÍDEO
No dia 16 de março de 2012 a turma 62 realizou uma saída de estudos com a professora Terezinha na praia de Santo Antônio de Lisboa para fotografar a situação da água.
Observamos atividades econômicas que se beneficiam da água para sobrevivência, entre elas uma fazenda de ostras e a pesca com rede de malhar. Também observamos situações de descaso e a poluição dá água.
Estamos no século 21 e a disponibilidade da água potável e própria para consumo ainda é algo critico em nosso planeta.
Se a água é tão importante e todos devem ajudar a preservá-la, como poderíamos divulgar em nossa escola e em nossa comunidade ações para utilizarmos a água dos rios, mares, lagoas de forma adequada em nossas casas?