30/06/2012

SÉRIE EDUCACIONAL GCOMPRIS: atividades de matemática



Nos meses de março e abril, os alunos da turma 21 frequentaram semanalmente a sala informatizada para realizar atividades educativas com a exploração de jogos educativos eletrônicos. Os jogos utilizados foram da Série Educacional Gcompris, que possui várias categorias de atividades. A categoria explorada foi de atividades de matemática, que ajudam a desenvolver o raciocínio e aprender a numeração. A seguir, apresentam-se alguns jogos explorados:



  •  Contagem de itens
Neste jogo os alunos devem posicionar os itens da melhor maneira para contá-los.
 
  •  Números com pares de dados
Neste jogo desenvolve-se a habilidade de contagem. O jogo implica em contar e digitar o número de pontos dos dados que estão caindo, antes que eles cheguem ao chão. Esta atividade deve ser realizada dentro do limite de tempo.

  • O chapéu mágico
Com este jogo o aluno aprende a operação da adição. Para jogar, o aluno deve clicar no chapéu para abrí-lo e fechá-lo. Em seguida, deve contar o número de estrelas que vê movendo-se sob o chapéu e indicar sua resposta, marcando as estrelas da área verde, no canto inferior direito da tela.
 
  • Números em ordem
Neste jogo o aluno deve capturar com o helicóptero os números em ordem crescente. Para movê-lo, utiliza-se as teclas das setas (esquerda, direita, acima e abaixo).
  •  Jogo de memória com a numeração
Neste jogo, cada carta corresponde a um conjunto de unidades de imagens ou a um numeral. O aluno deve relacionar o numeral com a quantidade de unidades de imagens de um conjunto de objetos.
 

PROFESSORA: Marilene

25/06/2012

USO RESPONSÁVEL DA INTERNET


A turma 41 esteve no dia 25 de junho na sala informatizada realizando atividades relacionadas ao “Uso responsável da internet”.  A proposta da aula teve como intenção estimular uma boa postura digital e o uso correto da internet, de modo que os alunos possam se expressar de forma responsável, ética e segura.
Através do uso de vídeos e sites educativos, estudaram-se vários assuntos que ajudam os alunos a tomar consciência com relação ao uso da internet, tais como: importância de preservar sua identidade digital, postura adequada para o uso das redes sociais, limites para o uso da internet pelas crianças, cuidados ao publicar conteúdos na rede, boas maneiras na internet, cyberbullying, consequências do uso inadequado da rede e regras para publicação de fotos em ambientes digitais.
A internet é um recurso muito interessante para conversar com os amigos, jogar, ouvir músicas, assistir vídeos, realizar pesquisas escolares e tantas outras coisas. Mas para que esse ambiente seja agradável para todos, algumas regras devem ser seguidas, de modo que pessoas conhecidas ou desconhecidas não sejam ofendidas. Para tanto, conversamos com a turma sobre o Cyberbullying.
O Cyberbullying acontece quando um aluno persegue e humilha outro no ambiente virtual. Consequentemente, mostrou-se a importância de navegar na rede com ética e também a seriedade de evitar publicar conteúdos ofensivos ou que ridicularizem outras pessoas.
Saber utilizar as tecnologias de forma ética e responsável é um diferencial desejado para o homem da nossa sociedade. Assim, com as aulas de hoje visou-se levar os alunos a aprender a conviver e a respeitar o próximo. No entanto, com mais conhecimento sobre os limites e possibilidades do uso da internet, podemos tornar esse espaço mais atrativo e agradável para todos.
Logo, lendo os conteúdos e realizando as atividades propostas no site http://www.internetresponsavel.com.br/criancas/, os alunos aprenderam a ter maior cuidado ao publicar informações pessoais na internet, a evitar o excesso de sua exposição de modo preservar sua segurança e a agir na rede de forma ética.
Estes temas, também foram explorados com o uso de vídeos educativos, conforme a seleção a seguir: 

Professora: Mariley

21/06/2012

DESCOBRIMENTO DO BRASIL


OBJETIVOS

Perceber que o Descobrimento do Brasil faz parte de um contexto mais amplo, o das grandes navegações.
Compreender e analisar como foi à chegada dos portugueses ao Brasil.
Conhecer o caminho marítimo percorrido pelos portugueses para chegar às terras do Brasil com o uso conteúdos visuais animados e com o uso de vídeos educativos para tornar mais fácil aos alunos o entendimento do conteúdo.
Realizar uma produção final sobre o tema “Descobrimento do Brasil”, representando-a através de uma história em quadrinhos com o uso de recursos de apresentação eletrônica no software Impress.

O projeto “O descobrimento do Brasil, foi realizado com as turmas 51 e 52, nos meses de maio e junho, com duas aulas semanais na sala informatizada.
Os alunos conheceram o percurso da navegação da frota marítima de Portugal comandada por Cabral. Para tanto, explorou-se a animaçãoAs aventuras de Cabral”.
Além da animação, os alunos assistiram a vídeos educativos sobre o tema.





Após a exploração do tema com o uso de mídias diversificadas, a turma foi dividida em equipes e cada equipe produziu uma história em quadrinhos, representando o descobrimento do Brasil. 

TABELA PERIÓDICA



            As turmas 81, 82 e 83 iniciaram a realizaram no mês de maio uma pesquisa para compreender a tabela periódica, se familiarizar com os elementos químicos e seus respectivos símbolos e para compreender que as substâncias ao nosso redor são formadas por elementos químicos. A pesquisa foi realizada na tabela interativa do site www.quimlab.com.br.
            Como produção final, foi solicitado aos alunos montar uma tabela periódica gigante com o símbolo, o nome e o número atômico de cada elemento químico e representar as aplicações dos elementos químicos em nosso cotidiano.
Professora: Tânia - Ciências