20/12/2012

FORMATURA DAS 8ª SÉRIES

Parabéns formandos! Vocês continuarão a construir a sua história e desejamos que seguissem suas vidas com determinação e alegria. Esta etapa acabou. Virão outras, com desafios maiores. Continuem a estudar, encarem os desafios e agarrem as oportunidades. 

Fotos da Cerimônia de Colação de Grau

Entrega de diplomas de participação no Projeto E-Culturas


Os alunos da turma 61 receberam no dia 13 de dezembro diplomas de participação no projeto E-Culturas.  Foi um momento significativo para os alunos e um meio de valorizar o empenho e esforço dos mesmos.

Participação no I Seminário de Mídia e Leitura: mediações na escola


As professoras Vera Maria e Mariley participaram do I Seminário de Mídia e Leitura: mediações na escola no dia 25 de outubro de 2012. A seguir, o registro do Relato de Experiência da Rádio Escola.
Relato de experiência do Projeto Rádio Escola
Temática: Mídia na Escola: mediação e produção.
Autoras: Mariley Makufka, Vera Maria Sucupira Ferreira

RELATO DE EXPERIÊNCIA

RESUMO
Explicitar como surgiu o interesse coletivo em criar uma rádio na EBM Dr. Paulo Fontes, desde a elaboração do projeto, a definição de ações, a escolha de uma turma responsável pela produção e a parceria entre a professora de Língua Portuguesa e  a Auxiliar de Ensino de Tecnologia Educacional, especificando o papel e a mediação de cada uma no desenvolvimento do projeto. Pretende-se, assim, esclarecer as intervenções pedagógicas realizadas para construir a identidade da rádio, a formação da turma piloto, a produção do primeiro programa radiofônico e a importância da assessoria pedagógica do Núcleo de Tecnologia Municipal, para criação de uma mídia escolar produzida pelos próprios alunos.

I. Título:
Rádio na EBM Dr. Paulo Fontes

II. Objetivo:
Fazer com que o recreio da Escola Paulo Fontes seja um momento de entretenimento e de formação de ouvintes para toda a comunidade escolar, ao utilizar a Rádio Escola como estratégia pedagógica com a veiculação de programas que contemplem músicas e temas de interesse dos alunos.

III. Descrição do desenvolvimento do trabalho:
Desde o ano de 2010, os professores da EBM Dr. Paulo Fontes almejam a sonorização do ambiente escolar, com inclusão de músicas no intuito de tornar o ambiente mais atrativo para os alunos, para que eles tenham maior concentração nas aulas após o intervalo do recreio.
Essa discussão foi retomada no início do ano de 2011, nos dois dias de organização do Planejamento Organizacional para o Trabalho Escolar - POTE, ocasião em que se cogitou a possibilidade de desenvolvimento de um projeto de rádio na escola. Assim, vislumbrou-se não apenas a inclusão de músicas, como também de um projeto que, além de agradar aos alunos, tivesse objetivos pedagógicos. Desse modo, surgiu a idéia e a vontade em participar do curso da Rádio Escola da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, com a finalidade de conhecer as possibilidades de trabalho com a mídia radiofônica. E no ano de 2011, duas professoras participaram do curso. Apesar de terem sido apenas duas profissionais da escola, a meta é que toda equipe docente tenha condições de participar desta formação no período diurno e, de preferência, que seja realizada na própria escola.
Após a formação da Rádio Escola e a definição da turma responsável, realizou-se uma formação de capacitação para os alunos. Com esse curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da rádio, de compreender as diferenças entre as rádios comerciais, comunitárias e escolares, assim como perceber as diferentes finalidades que cada segmento atende.
Com os conhecimentos que os alunos já possuíam sobre a rádio e a ampliação destes, proporcionados pela formação, foi possível definir com a turma os programas a serem desenvolvidos. Após essa formação, iniciou-se uma campanha de divulgação. Os alunos produziram cartazes de divulgação com frases de efeito, com ilustrações, sobre a chegada da rádio. Estes trabalhos foram expostos nos diferentes ambientes da escola. Em seguida, a turma responsável pelo projeto foi preparada para realizar a campanha de divulgação. Para tanto, a professora de Língua Portuguesa e a auxiliar de Tecnologia Educacional produziram o material didático necessário e realizaram uma intervenção pedagógica sobre o gênero textual slogan. Em seguida, dividiram a turma em equipes e estas realizaram intervenções em todas as turmas para coletar sugestões de nome e slogan para rádio escola.
Após a coleta de sugestões, a turma do 6º ano selecionou cinco opções de nome e slogan  consideradas por eles como as mais criativas, as quais tornaram-se opções para votação por todos os alunos da escola. O processo de votação foi realizado na sala informatizada com a participação de todas as turmas, as quais elegeram os segfuintes nome da rádio e  slogan:
Rádio Galerinha: a rádio que vai deixar você mais ligado.
O próximo passo foi a criação do jingle da rádio escola,  trabalho  coordenado pelo professor de música José Claudio Bandeira Barcellos, com composição própria. A partir disso, realizou-se uma nova intervenção com a turma para realizar os primeiros programas radiofônicos, que tiverem como foco a explicitação dos diferentes gêneros musicais. Os programas foram apresentados ao vivo na Festa da Família, onde as locuções dos alunos foram gravadas, e a Rádio Escola foi efetivamente inaugurada. A partir dos áudios gravados na festa, os mesmos foram editados no software Audacity, incluindo uma apresentação inicial, a finalização e background, os quais se desdobraram em programas radiofônicos gravados. Todo o processo da construção do projeto encontra-se registrado e publicado no blog da escola, cujo endereço eletrônico é o seguinte: http://sipaulofontes.blogspot.com.br/.

IV. Principais resultados e benefícios institucionais alcançados:
  • Formação de grupos de estudos:
A partir da definição dos programas a serem realizados e das equipes responsáveis por cada programa, os alunos investigam questões relacionadas aos temas dos programas.
Observa-se que, com isso, estão iniciando uma aprendizagem para trabalhar no grupo e que existem dificuldades com relação ao respeito das produções que são realizadas pelos outros grupos. Entretanto, essa aprendizagem só vai acontecer se o projeto tiver continuidade.
  • Trabalho cooperativo e criativo:
A atividade docente torna-se mais dinâmica, pois a professora junto com a auxiliar de tecnologia e assessoras pedagógicas coordena os trabalhos de pesquisa de acordo com os programas a serem realizados.  Com isso, altera-se o papel do professor, uma vez que este deixa de ser transmissor de conteúdos para ser mediador durante o processo da pesquisa e da produção textual dos alunos, auxiliando nas dúvidas, na busca das informações e na produção textual dos roteiros dos programas a serem oralizados.
  • Alunos assumem uma autoria responsável das produções:
Os alunos buscam ajuda para melhorar o texto dos roteiros e demonstram preocupação com o uso do vocabulário e com a parte ortográfica, pois passam a ter consciência de que a produção deles possui um interlocutor/ouvinte real para o qual estão produzindo o texto que deixa de ser escolarizado, fechado na sala de aula, só para a professora ler. Então, torna-se menos necessário que o professor fique cobrando a realização das atividades, afinal, os próprios alunos sentem-se motivados para pesquisar, escrever e ensaiar.
Portanto, para estes alunos que desenvolvem textos para a Rádio Escola, as produções passam a fazer sentido por serem contextualizadas, ou seja, têm situação de produção e interlocutores reais, já que o trabalho todo acontece numa situação de comunicação real, fazendo deles autores responsáveis e críticos sobre tudo que escrevem. Além disso, desenvolvem a noção de que produzir textos para a rádio é comunicar as ideias de forma clara e sucinta.

V. Considerações Finais
A situação de produção proposta na Rádio Escola é uma situação real, contextualizada, um processo de interlocução entre ouvinte/texto/autor. O ensino de gêneros contempla, obrigatoriamente, textos literários, jornalísticos, científicos e de lazer conforme os tipos de programas produzidos/escolhidos pelos grupos. Isso faz com que os alunos tenham o protagonismo nas produções, dirigidas para interlocutores reais que eles esperam divertir, informar, sensibilizar ou convencer.

2ª Fase do Projeto E-Culturas


Iniciou-se no dia 28 de setembro a 2ª fase do projeto E-Culturas com a turma 61.  A 2ª fase do projeto é através da realização de atividades propostas em torno de 11 campos profissionais. Os objetivos das atividades visam levar os alunos a adquirir noções das diferentes profissões, de modo que possam escolher a profissão que mais gostem e que melhor atendam seus interesses e necessidades no futuro.
As atividades contemplam:
  • Puzzle:  jogo de quebra cabeça.
  • Completar texto: o aluno deve preencher lacunas no texto. Para estas atividades os alunos possuem como fonte de leitura o caderno de teoria.
  • Atividade final: está relacionada à biografia e a trajetória profissional de personagens relevantes em distintos campos profissionais.
  • Tarefa grupal: pesquisa relacionada a uma atividade profissional.
Todas as sextas-feiras, nas aulas de geografia e história são realizados esclarecimentos de um campo profissional. A leitura do caderno de estudos e os exercícios são realizados na escola e também podem ser realizados em casa, através do site: www.e-culturas.org, no qual todos os alunos possuem o login e senha.
Dúvidas podem encaminhadas pelos alunos que participam do projeto através do grupo criado no Facebook: E-Culturas 2012 – Escola Paulo Fontes ou diretamente com os professores responsáveis pelo projeto.
No dia 04 de outubro, realizou-se um viodeconferência com alunos da Escola Quinta das Flores de Coimbra – Portugal. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e os habitos dos alunos portugueses pela videoconferência realizada pelo Skype.

Fotos da Vídeoconferência com a Escola Quinta das Flores de Portugal