26/03/2014

ÁBACO VIRTUAL: aprendendo o sistema de numeração

Em uma sociedade voltada à comunicação, que se apoia no uso de calculadoras e computadores, é natural que os alunos utilizem ferramentas para explorar ideias numéricas.
Neste mês, os alunos do 3°ano aprenderam o sistema de numeração através do uso de um ábaco virtual, disponível no site: http://www.nossoclubinho.com.br/abaco-virtual.
Foi apresentado para os alunos um ábaco de madeira e também um ábaco virtual, no qual se esclareceu o posicionamento das peças e a forma de manipulação.
A professora fez um ditado de números e os alunos aprenderam a decompor esses números, representando-os no ábaco virtual em unidades, dezenas, centenas e milhares.

 

Professora de Tecnologia Educacional: Mariley

25/03/2014

DESVENDANDO O UNIVERSO


 Para os alunos do 4°ano da escola o universo já não há tantos mistérios. Com o trabalho realizado em parceria entre as Professoras Tânia Cristini regente da turma, professora Emely do laboratório de ciências e professora Mariley da Sala Informatizada, os alunos pesquisaram características dos planetas do sistema solar e construíram modelos de massinha. Completando assim, uma atividade onde conhecimento e diversão se uniram.  

21/03/2014

Nas páginas da internet: pesquisa sobre os Animais da Amazônia e as cadeias alimentares da floresta

A internet possibilita outras formas de leitura, diferente dos livros didáticos e que estimula a aprendizagem dos alunos devido aos recursos de sua tecnologia, tais como: animação, áudio, vídeos e muitas imagens.
Os alunos do 3º ano estão realizando uma pesquisa em site temático selecionado pela professora Mariley sobre os Animais da Amazônia e suas cadeias alimentares. O objetivo da pesquisa é estimular a leitura em sites temáticos e a navegar entre suas páginas, de modo que as crianças percebam as diferenças da leitura em livros com relação à leitura em sites temáticos, os quais se caracterizam pela não linearidade.
Entre outros objetivos menciona-se: proporcionar conhecimento sobre a fauna da Floresta Amazônica conhecendo as características de seus animais, seus hábitos alimentares, as diferenças do habitat dos animais terrestres e aquáticos, as diferenças entre os hábitos dos animais diurnos e noturnos e conhecimento sobre as cadeias alimentares destes animais.

Professora de Tecnologia Educacional: Mariley

20/03/2014

FORMAÇÃO DE PALAVRAS: uso do editor de texto Writer


Para aprender a formar palavras nas letras caixa alta e script, os alunos do 2º ano foram estimulados a escrever a partir de um ditado. A atividade consistiu em fazer a leitura das imagens e escrever as palavras que correspondessem a cada imagem apresentada. A atividade foi disponibilizada em formato digital no aplicativo Writer (editor de texto). A mesma se encontra disponível para download.  

Professora de Tecnologia Educacional: Mariley

PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA


 Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no mês de fevereiro realizaram uma produção textual coletiva a partir da uma sequência de imagens de quadrinhos. Com essa atividade os alunos aprenderam a utilizar a letra script e caixa alta, os sinais de pontuação, construir frases e estruturar  um pequeno texto.



O gato que se enrolou

O gato estava brincando com o rolo de lã e se enrolou. A Vitória, dona do gato viu o que tinha acontecido e o desenrolou.  
Autores: Alunos do 2°ano do Ensino Fundamental

Professora de Tecnologia Educacional: Mariley

ESCOLA REATIVA A SALA DE CIÊNCIAS

Sabendo que preservar os recursos naturais é importante e “Ninguém preserva aquilo que não conhece”. A Escola Básica Municipal Dr. Paulo Fontes destinou parte de seu espaço de aprendizagem para a Sala de Ciências, local este destinado as aulas e práticas que irão acrescentar muito à pratica pedagógica já realizada na escola.

Buscamos apoio na comunidade, de grande tradição pesqueira e de criação de ostras como retorno recebemos nosso primeiro especime um cavalo marinho rosa da espécie Hippocampus reidi que encantou os alunos do e anos do ensino fundamental.
Cavalo marinho da espécie Hippoampus reidi



Professora coordenadora da Sala de Ciências: Emelly