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1. TÍTULO DO PROJETO
Projeto de Gestão para o cargo de Direção 2014/2017, “Conhecer, Participar e Transformar”.
2. UNIDADE EDUCATIVA
EBM Doutor Paulo Fontes
3. APRESENTAÇÃO
Este Projeto é um
instrumento teórico metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do
cotidiano escolar. Para tanto, é necessário que sua construção seja
participativa, ou seja, cada ação deverá ser compartilhada coletivamente,
baseada na ética profissional, resgatando o compromisso do grupo com o contexto
histórico-pedagógico construído ao longo dos anos pela Unidade Educativa.
A construção deste
Projeto de Gestão Administrativo/pedagógico ocorreu em Assembléia Geral
com a participação de pais, alunos e servidores, no dia 05 de novembro de 2013,
às 18h30min, onde reavaliamos o Projeto de Gestão anterior no qual busca
reafirmar e construir ações que consolidem e solidifiquem as propostas
pedagógicas da Unidade Educativa, em que as aspirações de todos os sujeitos
envolvidos e comprometidos com esta - pais/responsáveis, alunos e servidores
(Comunidade Escolar) - possam participar da reconstrução e reformulação do
Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
Na Gestão 2014/2017 a
escola quer avançar, principalmente, nas questões de avaliação e inclusão; participação da família na escola; a
continuidade dos projetos que estão em curso e criar novos que sejam de
interesse coletivo; assegurar aos educandos a continuidade do ensino da
História da África e dos Afro-brasileiros, lei nº. 10.639, de 2003.
4. CONTEXTO DA UNIDADE EDUCATIVA
A EBM Doutor Paulo
Fontes localiza-se no Distrito de Santo Antônio de Lisboa que compreende, além
do bairro de Santo Antônio de Lisboa, os bairros de Sambaqui, Ponta de
Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé, ao norte da Ilha de Santa Catarina.
A escola atualmente oferece
o Ensino Fundamental que atualmente é de 9 anos, sendo que em 2014 teremos do 1º
ano ao 8º ano e a partir de 2015 o 9º ano, deste modo, com todas as turmas
incorporadas a nova proposta, conforme art. 32 e 23 da LDB, nº. 9.394/96.
Atualmente a Unidade
Escolar conta com 241 alunos de 6º ano a 8ª série, 108 alunos do 1º ao 5ª ano e
47 servidores.
A Comunidade
caracteriza-se fundamentalmente por famílias nativas, embora seja crescente o
número de alunos vindos de outras localidades, cidades ou Estados.
5. OBJETIVOS
ü Reafirmar e reestruturar coletivamente o Projeto Político Pedagógico
da Escola;
ü Garantir a continuidade dos projetos que estão em curso e criar novos
que sejam de interesse coletivo para ampliar o conhecimento específico e de
mundo;
ü Buscar a ampla participação da Comunidade Escolar, especialmente das
famílias, propiciando momentos de discussão e formação de cunho pedagógico que
inspirem a democracia;
ü Construir espaços de interação coletiva.
ü Fortalecer o Conselho Deliberativo de Escola como órgão deliberativo
e participativo.
6. REFERENCIAL TEÓRICO
A escola pública abriga
em sua maioria alunos, filhos de trabalhadores que, certamente, reproduzem suas
condições de vida (relação patrão/empregado) e cabe a nós, Comunidade Escolar,
esclarecer que esta relação não é natural, mas sim, construída historicamente.
À escola cabe o papel de
esclarecer e de apontar alternativas para que, coletivamente, contribua-se com
a construção de uma sociedade verdadeiramente humana, justa, participativa,
pensante e crítica. Neste sentido, a escola precisa olhar a história e as
relações sócio-culturais dos moradores da comunidade, bem como compreender o
seu mundo, como eles pensam, sentem, criam e recriam cultura e conhecimento.
Para FREIRE (1996), é preciso estar próximo à comunidade para ler a leitura de
mundo que ela faz de seu contexto imediato e do maior em que se insere. Dar voz
aos alunos e a comunidade para que a sua realidade, seu saber, suas práticas
culturais estejam presentes no processo educativo escolar.
É sabido que consolidar
uma Gestão Democrática no espaço escolar é permeado por diferentes opiniões.
Por isso, torna-se necessário que todas as decisões sejam deliberadas
coletivamente.
7. METAS, AÇÕES E CRONOLOGIA
Metas
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Ações
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Cronologia
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Reavaliar, aprimorar e
encaminhar o PPP.
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- Reuniões para estudos com os interesses e
necessidades do coletivo da escola, reafirmando a escola inclusiva de ensino
fundamental.
- Envolver a comunidade
escolar (pais, alunos e servidores) juntamente com o Conselho Deliberativo de
Escola no processo de reconstrução deste.
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Bimestral.
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Buscar conscientizar junto
aos alunos a importância das diferentes funções dos profissionais da escola.
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- Apresentação de todos os
profissionais para os alunos e pais e deixar visível no mural do pátio
externo da escola, o organograma e funções dos servidores.
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Início do ano letivo e
durante a gestão escolar.
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Garantir os Projetos
Pedagógicos da escola já aprovados, e viabilizar novos.
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- Reuniões periódicas com
o Conselho Deliberativo de Escola, com maior envolvimento dos diferentes
segmentos com seus representados;
- Agilizar junto à SME e instituições
estaduais e federais.
- Participar de projetos
esportivos, culturais, ambientais,... das diferentes instituições
governamentais.
- Realizar parcerias com a
UDESC, UFSC e outras instituições.
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Bimestral.
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Promover palestras, seminários
e debates com assuntos de interesse do Conselho Deliberativo de Escola.
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- Reuniões periódicas com
o Conselho Deliberativo de Escola elencando assuntos de seu interesse, buscando
assessoria com a UDESC, UFSC e SME.
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Mensal e Bimestral.
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Buscar junto à SME a
manutenção dos direitos já adquiridos pelo CDE.
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- Reuniões com o CDE, e
SME.
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Mensal.
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Revitalizar o Grêmio
Estudantil.
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- Construir ações efetivas onde os alunos
vivenciem a prática da cidadania.
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De acordo com o cronograma
de reuniões do grêmio.
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Interagir com a Associação
de Bairro com o objetivo de encontrar soluções para os problemas da
comunidade.
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- Reuniões com a
Associação de Moradores e CDE.
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Início do ano letivo e
durante a gestão escolar.
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Interagir com a EEB Dr.
Paulo Fontes buscando o melhor aproveitamento do espaço escolar e
administrativo, garantindo o ensino médio para a Comunidade Escolar.
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- Reuniões permanentes
entre as duas UE´s.
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Mensal.
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Regimento Interno.
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- Garantir o cumprimento e
reavaliar se necessário.
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Anual.
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Capacitar e
instrumentalizar os profissionais da escola – aprofundamento do princípio
pedagógico do PPP - criar espaços na escola que promovam aos profissionais a
atualização, garantindo melhor qualidade nas aulas.
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- Criar grupos de estudo
na escola, de acordo com temas de interesse;
- Utilizar os espaços
pedagógicos para formação e capacitação dos profissionais;
- Garantir as reuniões
pedagógicas e as reuniões mensais;
- Garantir a participação
em cursos promovidos pela SME, UDESC, UFSC e outros;
- Buscar recursos junto à
SME e Governo Federal.
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Bimestral.
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Resgatar a participação
das famílias.
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- Promover atividades
diferenciadas e interativas (alunos, pais e servidores);
- Reunião com os pais
durante a gestão de 2014/2017.
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Bimestral.
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Viabilizar mais segurança
na escola.
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- Reunião de pais,
servidores e alunos para solicitar, à SME mais segurança na escola;
- Reuniões com as
Associações de bairro e CONSEG.
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Bimestral.
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8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A escola pública, por
ser “um espaço democrático”, é um dos espaços de socialização do conhecimento
historicamente acumulado pela humanidade. É capaz de lidar com as contradições
que envolvem as relações sociais, bem como a construção de propostas metodológicas
que levem o sujeito a produzir e construir conhecimentos visando uma educação
crítica e uma relação igualitária de oportunidades de vida.
Este projeto será
avaliado processualmente, pois desta forma estaremos construindo possibilidades
de revermos nossa caminhada que, com certeza, continuará com o compromisso e o
trabalho de todos.
9. BIBLIOGRAFIA
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia –
saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GENTIL,
Pablo (org). Pedagogia da Exclusão Crítica do Moralismo
em Educação.
Petrópolis: Vozes, 1995.
HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Mosserart. A
Organização do Currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um
caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médias, 1998.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento
Dialógico: Como Construir o Projeto Político Pedagógico. 2ª edição. São Paulo:
Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
SAVIANI, O. “A Pedagogia Histórico-crítica no
Quadro das Tendências Críticas da Educação Brasileira”, in revista ANDE m.11.
São Paulo: 1986.
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