As turmas 71, 72, 73 e 74 iniciaram uma pesquisa com o objetivo de compreender o processo de independência das colônias americanas identificando os diferentes modelos de independência: república acompanhada de abolição da escravidão; república e manutenção da escravidão; monarquia e manutenção da escravidão.
Os países estudados foram: Haiti, México, EUA, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. O roteiro da pesquisa investigou:
- A metrópole que pertencia o país investigado quando era colônia.
- As condições que levaram ao processo de independência e o momento em que ela se deu.
- Os principais grupos envolvidos, bem como os que ficaram de fora.
- Lista dos principais personagens que atuaram no movimento pela independência, com informações biográficas breves.
- A situação de novo país logo após a independência e atualmente.
- Uma pintura, escultura, charge, etc, relativa à independência do país, as suas características, o autor e que ideia ou opinião é transmitida pela imagem. Registrar o autor e o ano em que foi feita.
Após a conclusão da pesquisa os alunos organizaram uma apresentação eletrônica de acordo com o país que pesquisaram. Os slides apresentaram a sequência a seguir:
- País investigado com a bandeira ou outra ilustração
- Metrópole com mapa
- Processo de independência
- Grupos envolvidos / Grupos que ficaram de fora
- Principais personagens
- Situação do país após a independência / atualmente
- Referências bibliográficas
PROFESSORA: JOSIANE
Nenhum comentário:
Postar um comentário