As professoras Vera Maria e Mariley participaram do I Seminário de Mídia
e Leitura: mediações na escola no dia 25 de outubro de 2012. A seguir, o
registro do Relato de Experiência da Rádio Escola.
Relato de experiência do Projeto Rádio Escola |
Temática: Mídia
na Escola: mediação e produção.
Autoras: Mariley
Makufka, Vera Maria Sucupira Ferreira
RELATO DE EXPERIÊNCIA
RESUMO
Explicitar como surgiu o interesse coletivo em criar uma rádio na EBM Dr.
Paulo Fontes, desde a elaboração do projeto, a definição de ações, a escolha de
uma turma responsável pela produção e a parceria entre a professora de Língua
Portuguesa e a Auxiliar de Ensino de
Tecnologia Educacional, especificando o papel e a mediação de cada uma no
desenvolvimento do projeto. Pretende-se, assim, esclarecer as intervenções
pedagógicas realizadas para construir a identidade da rádio, a formação da
turma piloto, a produção do primeiro programa radiofônico e a importância da
assessoria pedagógica do Núcleo de Tecnologia Municipal, para criação de uma
mídia escolar produzida pelos próprios alunos.
I. Título:
Rádio na EBM Dr.
Paulo Fontes
II. Objetivo:
Fazer com que o recreio da Escola Paulo Fontes seja um momento de
entretenimento e de formação de ouvintes para toda a comunidade escolar, ao
utilizar a Rádio Escola como estratégia pedagógica com a veiculação de
programas que contemplem músicas e temas de interesse dos alunos.
III. Descrição do desenvolvimento do
trabalho:
Desde o ano de 2010, os professores da EBM Dr. Paulo Fontes almejam a
sonorização do ambiente escolar, com inclusão de músicas no intuito de tornar o
ambiente mais atrativo para os alunos, para que eles tenham maior concentração
nas aulas após o intervalo do recreio.
Essa discussão foi retomada no início do ano de 2011, nos dois dias de
organização do Planejamento Organizacional para o Trabalho Escolar - POTE, ocasião
em que se cogitou a possibilidade de desenvolvimento de um projeto de rádio na
escola. Assim, vislumbrou-se não apenas a inclusão de músicas, como também de
um projeto que, além de agradar aos alunos, tivesse objetivos pedagógicos. Desse
modo, surgiu a idéia e a vontade em participar do curso da Rádio Escola da
Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, com a finalidade de conhecer
as possibilidades de trabalho com a mídia radiofônica. E no ano de 2011, duas
professoras participaram do curso. Apesar de terem sido apenas duas
profissionais da escola, a meta é que toda equipe docente tenha condições de
participar desta formação no período diurno e, de preferência, que seja
realizada na própria escola.
Após a formação da Rádio Escola e a definição da turma responsável,
realizou-se uma formação de capacitação para os alunos. Com esse curso, os
alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da rádio, de compreender
as diferenças entre as rádios comerciais, comunitárias e escolares, assim como
perceber as diferentes finalidades que cada segmento atende.
Com os conhecimentos que os alunos já possuíam sobre a rádio e a
ampliação destes, proporcionados pela formação, foi possível definir com a
turma os programas a serem desenvolvidos. Após essa formação, iniciou-se uma
campanha de divulgação. Os alunos produziram cartazes de divulgação com frases
de efeito, com ilustrações, sobre a chegada da rádio. Estes trabalhos foram
expostos nos diferentes ambientes da escola. Em seguida, a turma responsável
pelo projeto foi preparada para realizar a campanha de divulgação. Para tanto,
a professora de Língua Portuguesa e a auxiliar de Tecnologia Educacional
produziram o material didático necessário e realizaram uma intervenção
pedagógica sobre o gênero textual slogan.
Em seguida, dividiram a turma em equipes e estas realizaram intervenções em
todas as turmas para coletar sugestões de nome e slogan para rádio escola.
Após a coleta de sugestões, a turma do 6º ano selecionou cinco opções de
nome e slogan consideradas por eles como as mais criativas,
as quais tornaram-se opções para votação por todos os alunos da escola. O
processo de votação foi realizado na sala informatizada com a participação de
todas as turmas, as quais elegeram os segfuintes nome da rádio e slogan:
Rádio Galerinha: a
rádio que vai deixar você mais ligado.
O próximo passo foi a criação do jingle da rádio escola, trabalho coordenado pelo professor de música José
Claudio Bandeira Barcellos, com composição própria. A partir disso, realizou-se
uma nova intervenção com a turma para realizar os primeiros programas
radiofônicos, que tiverem como foco a explicitação dos diferentes gêneros
musicais. Os programas foram apresentados ao vivo na Festa da Família, onde as
locuções dos alunos foram gravadas, e a Rádio Escola foi efetivamente inaugurada.
A partir dos áudios gravados na festa, os mesmos foram editados no software
Audacity, incluindo uma apresentação inicial, a finalização e background, os
quais se desdobraram em programas radiofônicos gravados. Todo o processo da
construção do projeto encontra-se registrado e publicado no blog da escola,
cujo endereço eletrônico é o seguinte: http://sipaulofontes.blogspot.com.br/.
IV. Principais resultados e benefícios
institucionais alcançados:
- Formação de grupos de estudos:
A partir da definição dos programas a serem realizados
e das equipes responsáveis por cada programa, os alunos investigam questões
relacionadas aos temas dos programas.
Observa-se que, com isso, estão iniciando uma aprendizagem para trabalhar
no grupo e que existem dificuldades com relação ao respeito das produções que
são realizadas pelos outros grupos. Entretanto, essa aprendizagem só vai acontecer
se o projeto tiver continuidade.
- Trabalho cooperativo e criativo:
A atividade docente torna-se mais dinâmica, pois a
professora junto com a auxiliar de tecnologia e assessoras pedagógicas coordena
os trabalhos de pesquisa de acordo com os programas a serem realizados. Com isso, altera-se o papel do professor, uma
vez que este deixa de ser transmissor de conteúdos para ser mediador durante o
processo da pesquisa e da produção textual dos alunos, auxiliando nas dúvidas,
na busca das informações e na produção textual dos roteiros dos programas a
serem oralizados.
- Alunos assumem uma autoria responsável das
produções:
Os alunos buscam ajuda para melhorar o texto dos
roteiros e demonstram preocupação com o uso do vocabulário e com a parte
ortográfica, pois passam a ter consciência de que a produção deles possui um
interlocutor/ouvinte real para o qual estão produzindo o texto que deixa de ser
escolarizado, fechado na sala de aula, só para a professora ler. Então,
torna-se menos necessário que o professor fique cobrando a realização das
atividades, afinal, os próprios alunos sentem-se motivados para pesquisar,
escrever e ensaiar.
Portanto, para estes alunos que desenvolvem textos
para a Rádio Escola, as produções passam a fazer sentido por serem contextualizadas,
ou seja, têm situação de produção e interlocutores reais, já que o trabalho
todo acontece numa situação de comunicação real, fazendo deles autores
responsáveis e críticos sobre tudo que escrevem. Além disso, desenvolvem a
noção de que produzir textos para a rádio é comunicar as ideias de forma clara
e sucinta.
V. Considerações Finais
A situação de produção proposta na Rádio Escola é uma situação real,
contextualizada, um processo de interlocução entre ouvinte/texto/autor. O
ensino de gêneros contempla, obrigatoriamente, textos literários,
jornalísticos, científicos e de lazer conforme os tipos de programas
produzidos/escolhidos pelos grupos. Isso faz com que os alunos tenham o
protagonismo nas produções, dirigidas para interlocutores reais que eles
esperam divertir, informar, sensibilizar ou convencer.
2 comentários:
e nois radio escola e d+
e nois radio escola e d+
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