24/06/2013

REDE INTERNACIONAL E-CULTURAS 2013: 1ª FASE

Professoras responsáveis do projeto na Escola Paulo Fontes:
Terezinha Henckemaier (Geografia)
Joseane Zimmermann Vidal (História)
Mariley Makufka Silva (tutora)
Parceria com:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Dra Martha Kaschny Borges (professora responsável)


O principal objetivo da Rede Internacional E-Culturas é promover a conscientização e a interação cultural entre alunos e professores de escolas espanholas, européia e da américa latina, através da concepção e implementação do Programa E-Culturas Intercultural, utilizando como suporte as novas tecnologias a fim de aprender a viver juntos em sociedades multiculturais. Os países que participam do programa são: Espanha, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Portugal e Reino Unido.
O Programa Intercultural que compõe a "Rede Internacional E-Culturas" começa a partir do cadastro de usuários no sistema (alunos e professores) e formação de equipes de trabalho entre três alunos de escolas de diferentes países, a fim de desenvolver um trabalho colaborativo ao longo das diferentes fases do programa.
Neste primeiro semestre os alunos dos sextos anos (turmas 61 e 62) participaram da primeira fase do programa. A primeira fase é composta pelo álbum, que possui a finalidade de socializar aspectos culturais e individuais. Nesta etapa, tem-se como objetivos:
  • Familiarizar os alunos com o sistema informático;
  • Estabelecer contato com estudantes de outras culturas;
  • Reconhecer a própria identidade pessoal em relação consigo mesmo e com outras pessoas;
  • Conhecer a identidade dos demais participantes.

Todo o trabalho foi desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem através do site: www.e-culturas.org.
A primeira atividade realizada neste programa foi a produção de um vídeo de apresentação da escola, que seguiu o roteiro proposto pelo Programa E-Culturas disponibilizado a seguir:




Em seguida, todos alunos produziram um álbum com oito fotos: uma foto como perfil de cada aluno, uma foto da família de cada aluno, uma foto dos amigos, uma foto da escola Paulo Fontes, uma foto das professoras responsáveis do projeto, uma foto do pai e da mãe de cada aluno e uma foto de um prato típico de Florianópolis. Junto as fotos, os alunos responderam formulários ressaltando sua identidade, características da escola e aspectos culturais da nossa cidade. 



Através do painel social do ambiente virtual os alunos também trocaram mensagens com alunos de diferentes nacionalidades, conhecendo aspectos de outros países.



A seguir, é possível conhecer os vídeos de apresentação de outras escolas que participam do programa:

Escola: CEIP Padre Rejas Jamilena, Jaen, Espanha. 



Colégio Compañia de Maria, Tupungato, Mendoza, Argentina. 6ano, turma A.



     Colégio Compañia de Maria, Tupungato, Mendoza, Argentina. 6ano, turma B.


Colégio Pedro dos Santos, Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil.

Escola CEIP Manuel de La Chica, Mengíbar, Jaén, Espanha.


      Escola Municipal Núcleo Número Um, Cunha Porá, Santa Catarina, Brasil. 



      Colégio de educación Infantil y Primaria: Santiago Apóstol, Santiago de la Espada, Jaén, Andalucia, Espanha

      Nenhum comentário: