Nos meses de maio e junho, os alunos
da turma 21 continuaram a frequentar a sala informatizada semanalmente. Foram
desenvolvidas diversificadas atividades com o uso de jogos eletrônicos para
assim, contribuir no processo de alfabetização das crianças. Vários sites foram
explorados, entre eles: http://www.coquetel.com.br/jogos_infantis.php.
Neste site Coquetel, os alunos
jogaram:
Forca: O
objetivo de aprendizagem neste jogo é descobrir a palavra correta, de acordo
com a dica oferecida. O aluno deve digitar no teclado as letras que acredita
que a palavra escondida possui.
Jogo dos erros: O objetivo neste jogo é encontrar as diferenças entre as duas imagens.
Para isso, o aluno deve olhar atentamente as duas imagens e clicar nos erros
que encontrar.
PacBolinha:
Neste jogo, o Bolinha quer comer todas as
guloseimas que vê pela frente, mas a Luluzinha quer atrapalhar os planos dele.
Os alunos se divertem ajudando o Bolinha a comer tudo sem deixar que a
Luluzinha o pegue. Quanto mais ele comer, mais pontos o jogador ganha. Este
jogo contribui na aprendizagem da lateridade, pois o aluno deve direcionar o Bolinha
(para a esquerda, para a direita, para frente, para atrás), de modo a capturar
as guloseimas e se desviar da Luluzinha.
A turma 21 também estudou os seres vivos em
sala de aula e com isso, a professora regente Marilene fez uso do site http://www.atividadeseducativas.com.br/, aba Ciências, para explorar jogos
sobre essa temática. Os jogos trabalhados com os alunos foram:
Montar
o esqueleto: Neste
jogo, o aluno deve ajudar a menina a montar o esqueleto do corpo humano. A atividade
implica em colocar todos os ossos nos seus devidos lugares!
Outro site explorado
foi http://www.escolagames.com.br, seção da área de matemática. As
atividades realizadas foram:
Completando os números: O aluno
deve completar os espaços com os números que faltam. Entretanto, deve prestar
atenção para descobrir a lógica de cada fase. Este jogo auxilia no aprendizado
matemático relacionado à unidade, dezena e centena, pares e ímpares e a números
múltiplos, além de estimular a concentração e a capacidade de cálculo dos
jogadores.
Também se explorou o
tema meio ambiente, através do site http://www.escolagames.com.br, na aba Conhecimentos Gerais. Para tanto, os
alunos jogaram:
Coleta seletiva: O jogo contribui com o
desenvolvimento da consciência ecológica da criança, pois ela memoriza
rapidamente as cores usadas na Coleta Seletiva e aprende como separar os
resíduos para a reciclagem. Além disso, a cada avanço, ela recebe informações
de fácil entendimento sobre os danos que esses resíduos causam à natureza, caso
não sejam reciclados.
Também foram
utilizados jogos específicos de alfabetização no site: www.atividadeseducativas.com.br,
aba Alfabetização. As atividades realizadas foram:
Memória animal: o aluno deve clicar nas cartas e
encontrar os pares de animais correspondentes (nome e animal).
PROFESSORA: MARILENE - Turma 21 (2°ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário