03/07/2012

Jogos: estratégia de aprendizagem para estimular a alfabetização


Nos meses de maio e junho, os alunos da turma 21 continuaram a frequentar a sala informatizada semanalmente. Foram desenvolvidas diversificadas atividades com o uso de jogos eletrônicos para assim, contribuir no processo de alfabetização das crianças. Vários sites foram explorados, entre eles: http://www.coquetel.com.br/jogos_infantis.php.
Neste site Coquetel, os alunos jogaram:
Forca: O objetivo de aprendizagem neste jogo é descobrir a palavra correta, de acordo com a dica oferecida. O aluno deve digitar no teclado as letras que acredita que a palavra escondida possui.

Jogo dos erros: O objetivo neste jogo é encontrar as diferenças entre as duas imagens. Para isso, o aluno deve olhar atentamente as duas imagens e clicar nos erros que encontrar.

PacBolinha: Neste  jogo, o Bolinha quer comer todas as guloseimas que vê pela frente, mas a Luluzinha quer atrapalhar os planos dele. Os alunos se divertem ajudando o Bolinha a comer tudo sem deixar que a Luluzinha o pegue. Quanto mais ele comer, mais pontos o jogador ganha. Este jogo contribui na aprendizagem da lateridade, pois o aluno deve direcionar o Bolinha (para a esquerda, para a direita, para frente, para atrás), de modo a capturar as guloseimas e se desviar da Luluzinha.
A turma 21 também estudou os seres vivos em sala de aula e com isso, a professora regente Marilene fez uso do site  http://www.atividadeseducativas.com.br/, aba Ciências, para explorar jogos sobre essa temática. Os jogos trabalhados com os alunos foram:
Montar o esqueleto: Neste jogo, o aluno deve ajudar a menina a montar o esqueleto do corpo humano. A atividade implica em colocar todos os ossos nos seus devidos lugares!
 

Pares correspondentes: Nesta atividade o aluno deve observar as imagens e arrastar cada um para o seu par correspondente.

Raio X: Neste jogo o aluno deve ajudar os cientistas a colocar em ordem as chapas de raio-X para montar o esqueleto.

Plantar: neste jogo os alunos aprendem o processo de plantar uma planta e os cuidados necessários para que possa crescer, até que possa gerar flores e/ou frutos.

Animais (caça palavras): os alunos devem procurar no diagrama o nome de cinco animais indicados no jogo.  

Outro site explorado foi http://www.escolagames.com.br, seção da área de matemática. As atividades realizadas foram:
Completando os números: O aluno deve completar os espaços com os números que faltam. Entretanto, deve prestar atenção para descobrir a lógica de cada fase. Este jogo auxilia no aprendizado matemático relacionado à unidade, dezena e centena, pares e ímpares e a números múltiplos, além de estimular a concentração e a capacidade de cálculo dos jogadores.

Tabuada do Dino: O jogo, com níveis fáceis e difíceis, envolve cálculos relacionados às quatro operações e estimula, de maneira divertida, o raciocínio, a concentração.

Formas geométricas: O jogo estimula a memorização de formas geométricas e ajuda a criança a associar essas formas aos seus nomes.

Formas e desenhos: o jogo possibilita à criança, memorizar algumas formas geométricas e criar novos seres e objetos, ao alterar cor, tamanho e rotação.

Também se explorou o tema meio ambiente, através do site http://www.escolagames.com.br, na aba Conhecimentos Gerais. Para tanto, os alunos jogaram:
Coleta seletiva: O jogo contribui com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança, pois ela memoriza rapidamente as cores usadas na Coleta Seletiva e aprende como separar os resíduos para a reciclagem. Além disso, a cada avanço, ela recebe informações de fácil entendimento sobre os danos que esses resíduos causam à natureza, caso não sejam reciclados.

Também foram utilizados jogos específicos de alfabetização no site: www.atividadeseducativas.com.br, aba Alfabetização. As atividades realizadas foram:
Figura nome: Neste jogo, o aluno deve arrastar os nomes dos objetos para as imagens correspondentes.

Figura letra: O aluno deve formar o nome dos objetos arrastando letra por letra.

Associação: Neste jogo, o aluno deve arrastar o objeto até o seu nome correspondente.

Número por extenso: Nesta atividade, o aluno deve escrever por extenso o valor do número que surge na tela.

Cruzadinha dos veículos: o aluno deve preencher essa cruzadinha com o nome correto de cada veículo.

Cruzadinha dos animais: o aluno deve completar a cruzadinha com o nome correto dos animais.

Memória animal: o aluno deve clicar nas cartas e encontrar os pares de animais correspondentes (nome e animal).


PROFESSORA: MARILENE - Turma 21 (2°ano).

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