Professoras envolvidas:
Terezinha Henckemaier (Geografia)
Josiane Zimmermann Vidal (História)
Mariley Makufka (coordenadora)
Parceria com:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Dra Martha Kaschny Borges (professora responsável)
Claudia Regina Castellano Losso (mestranda)
Mariley Makufka (coordenadora)
Parceria com:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Dra Martha Kaschny Borges (professora responsável)
Claudia Regina Castellano Losso (mestranda)
O principal objetivo da Rede Internacional E-Culturas é promover a conscientização e a interação cultural entre alunos e professores de escolas espanholas, européia e da América Latina, através da concepção e implementação do E-Culturas Intercultural, utilizando como suporte as novas tecnologias, a fim de aprender a viver juntos em sociedades multiculturais. Os países que participam do programa são: Espanha, Argentina, Paraguai, Chile, Portugal, Inglaterra e Brasil.
O Programa Intercultural que compõe a "Rede Internacional E-Culturas" começa a partir do cadastro de usuários no sistema (alunos e professores) e geminação do cadastro dos alunos em grupos de três, a fim de desenvolver um trabalho cooperativamente ao longo de suas várias fases.
Neste primeiro semestre, os alunos da turma 61 (6º ano), participaram da primeira fase do programa. A primeira fase é composta pelo álbum, que possui a finalidade de socializar aspectos culturais e individuais. Nesta etapa, tem-se como objetivos:
- Familiarizar os alunos com o sistema informático;
- Estabelecer contato com estudantes de outras culturas;
- Reconhecer a própria identidade pessoal em relação consigo mesmo e com outras pessoas.
- Conhecer a identidade dos demais participantes.
A primeira atividade realizada neste programa foi a produção de um vídeo de apresentação da escola, que seguiu o roteiro proposto pelo E-culturas, disponibilizado a seguir:
Para os alunos concluírem a primeira fase, foi disponibilizado duas aulas semanais para realizarem as postagens dos formulários e das fotografias. Também houve atendimento no contra turno.
Uma das atividades propostas pelo programa foi de socializar a receita de uma prato típico da cidade. Em função do período da safra da tainha, a escola se organizou e demonstrou para os alunos a tainha em postas. A receita foi postada no ambiente virtual para os alunos dos outros países conhecerem. Veja as fotos e o vídeo a seguir, da preparação da tainha.
Agradecemos a cozinheira Maria Aparecida Hardt da Silva (Cida), que preparou a tainha, esclareceu todo o preparo, fritou e ainda serviu para os alunos degustarem. A tainha estava uma delícia!
No dia 18 de junho às 8h30min, foi realizada uma videoconferência com alunos do Colegio P-74 Compañía de María da cidade de Mendoza, Argentina.
Também foi realizada uma vídeoconferência com alunos do Colégio Peñamefécit da cidade de Jaén - Espanha, no dia 22 de junho às 8h30min, horário de Brasília.
No dia 22 de junho, às 14h, foi realizada mais uma vídeoconferência com alunos do Colégio P-74 Compañía de María da cidade de Mendoza, Argentina.
Entre os meses de julho e agosto é período de férias escolares na Espanha. Entretanto, o programa reinicia no mês de setembro, momento que se dará início a segunda fase do programa.
Entre os meses de julho e agosto é período de férias escolares na Espanha. Entretanto, o programa reinicia no mês de setembro, momento que se dará início a segunda fase do programa.
Um comentário:
Parabéns Mariley, professoras Josiane e Terezinha, e equipe pedagógica da EBM Dr Paulo Fontes, pelo trabalho e dedicação ao Programa E-Culturas.
Postar um comentário