30/09/2011

USO DO VERBO SER E ESTAR (TO BE)

DISCIPLINA: INGLÊS
Iniciou-se no mês de setembro um trabalho com a turma 62 com o objetivo de usar as estruturas da língua estrangeira inglesa para realizar uma ficha técnica de animais escolhidos pelos alunos. Os alunos fizeram a pesquisa  de três animais, sendo um selvagem, um doméstico e um invertebrado. 
Os alunos escreveram em inglês as características de cada animal e seu habitat e ainda colocaram uma imagem para representá-lo no texto.
Os recursos utilizados foram o editor de texto writer e o site de referência para a pesquisa dos animais foi o site do Zoológico de São Paulo: http://www.zoologico.sp.gov.br. 
Considerou-se como critério de avaliação o cumprimento de todas as etapas das atividades propostas. 
PROFESSORA: VERA GUIMARÃES

27/09/2011

VÍDEOS SOBRE OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Após a conclusão da pesquisa sobre o corpo humano os alunos da turma 52 assistiram a vídeos educativos que esclarecem a função, o funcionamento e os órgãos que fazem parte de cada sistema, entre eles: digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso e endócrino.
Confira os vídeos selecionados pela auxiliar de tecnologia:

Sistema digestório


Sistema Respiratório


 

 


Sistema circulatório ou cardiovascular 

 
 
 

Sistema Nervoso

 

Sistema excretor



Sistema Endocrino  
      


Entrega das avaliações do 2º trimestre e atendimento aos pais

Neste sábado, dia 24 de setembro realizou-se atendimento aos pais para a entrega das avaliações do 2º trimestre. Antes da entrega das avaliações os pais foram convidados a assistir uma uma vídeo palestra "Não nascemos prontos" de Mario Sérgio Cortella e em seguida receberam o boletim informativo da Escola referente ao 2°trimestre. Logo após, realizou-se a entrega das avaliações dos alunos pelos professores e atendimento aos pais.
Confira os vídeos a seguir:

 

Confira o Boletim Informativo do 2° trimestre:


26/09/2011

CONSTRUÇÃO E LEITURA DE GRÁFICOS

Na última quarta-feira dia 21 de setembro,  os alunos do projeto turma integral (turma 62),  iniciaram a construção de gráficos a partir de dados já coletados em sala de aula.
A partir desta experiência os alunos aprenderam a construir tabelas no aplicativo de planilhas eletrônicas e a construir gráficos, assim como realizar a sua leitura e interpretação.
Veja o primeiro gráfico construído individualmente pelos alunos com a ajuda e orientação da auxiliar de tecnologia:
Os alunos produzindo os gráficos

Em breve postaremos outros gráficos com um comparativo da altura, do peso, da envergadura dos alunos e dados sobre o bairro em que residem.
Professora: Marlene Mayer Pereira
Monitoria Pedagógica 

12/09/2011

CONSELHO DE CLASSE


        Realizou-se nos dias 8 e 9 de setembro o Conselho de Classe do 2° trimestre que contou com a participação dos servidores de todos os segmentos da Escola e com a participação dos alunos.

06/09/2011

REVISTA ELETRÔNICA



No dia 02 de setembro iniciou-se a produção de uma revista eletrônica com a turma 51. O projeto tem como objetivo perceber e produzir com autonomia diversos gêneros de texto (biografia, piadas, informativo), utilizando-se a linguagem formal e informal. Assim, teve-se como objeto de estudo o uso adequado dos sinais de pontuação, a formatação e estruturação correta dos gêneros desenvolvidos, o uso correto dos parágrafos, a ampliação do vocabulário, a coerência e coesão na escrita e o uso de ferramentas eletrônicas (a edição das imagens no aplicativo KolourPaint  e apresentação da revista no software Impress). O projeto teve duas etapas, uma realizada em sala de aula e a outra realizada na sala informatizada. 
 PRIMEIRA ETAPA NA SALA DE AULA
  • Escolha de uma personalidade: pesquisar e escrever sua biografia.
  • Assim se expressa à humanidade: pesquisa sobre expressões utilizadas pelos jovens de diferentes décadas: anos 80, anos 90, início do milênio de 2000 e atualmente.
  • Humor: pesquisa de piadas inteligentes, charges ou tirinhas com referência em diferentes assuntos, entre eles: política, meio ambiente, etc.
  • Horóscopo: criar um horóscopo divertido.
  • Curiosidades: pesquisa sobre algo curioso algo que ninguém comenta.
  • Dicas de moda: vestuário, acessórios, dicas de leitura. Para o grupo dos meninos sugeriu-se uma coluna esportiva, comentários sobre o brasileirão, moda ou futebol.
SEQUÊNCIA DO PROJETO NA SALA INFORMATIZADA
  • Capa: imagem da personalidade em destaque (biografia), manchete principal e tópicos que chamem atenção para leitura.
  • Sumário: colocar uma imagem que represente cada tópico e número da página.
  • Biografia: texto biográfico elaborado pelos alunos em sala de aula acompanhado de imagens que expressem as várias etapas da vida da personalidade escolhida.
  • Assim se expressa a humanidade: inserir as expressões pesquisadas.
  • Piadas: inserir as piadas selecionadas.
  • Curiosidades: inserir as curiosidades pesquisadas com imagens.
  • Horóscopo: inserir o horóscopo criado pela dupla com imagens.
  • Dicas: inserir as dicas que a dupla escolheu, podendo ser sobre: beleza, moda, esportes, etc.
A professora ainda orientou para que os alunos colocassem o nome do redator, revisor, repórter responsável por cada tópico e outros responsáveis pela produção da revista. A turma foi dividida em equipes e cada equipe produziu uma revista.

PROFESSORA: MARILENE LACERDA FERREIRA COUTINHO

Produção da capa e do sumário


Desenvolvimento do trabalho


Apresentação do trabalho

05/09/2011

PRÉ-CONSELHO ONLINE


No dia 30 de agosto iniciou-se o pré-conselho online com as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O pré-conselho teve como objetivo realizar um diagnóstico das necessidades de aprendizagem dos alunos e avaliar o trabalho dos diferentes setores da Escola.
Questionário eletrônico
Para tanto, os alunos foram convidados a responder um questionário elaborado pela equipe pedagógica.  A aplicação do questionário foi realizado na sala informatizada através de uma página de internet criada através da ferramenta google docs formulário. Com isso, conseguiu-se obter a opinião dos alunos sobre o trabalho da escola de forma prática e rápida, com relatórios automatizados para análise e estudo por parte da direção, equipe pedagógica e professores. Além de agilizar a coleta de dados, a iniciativa é completamente ecológica porque elimina o consumo de papel e toner.
Questionário eletrônico


Questionário eletrônico

















PROJETO: EQUIPE PEDAGÓGICA

Reunião pedagógica - espaço de formação continuada


Realizou-se no dia 26 de agosto a reunião pedagógica, que teve como proposta uma palestra sobre o tema avaliação processual. Para realizar essa formação, a escola contou com a presença da professora Dr. Maria Inêz Probst Lucena. 
A palestrante realizou uma discussão com os professores sobre avaliação da aprendizagem no contexto da sala de aula, enfatizando os instrumentos e critérios atualmente utilizados.