19/04/2011

MAPAS CONCEITUAIS SOBRE ASPECTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS DAS DIFERENTES REGIÕES DE SANTA CATARINA

Alunas do turma 51 criando o mapa conceitual
DISCIPLINA: Geografia e História
Turma:  51
Neste mês de abril, a turma 51 iniciou um projeto de estudo sobre Santa Catarina a partir da criação de mapas conceituais. Para esse fim, os alunos aprenderam a utilizar o software CmapTools.




Todos alunos da turma 51envolvidos com a proposta
O olhar entusiasmado das  alunas da turma 51
Alunas da turma 51


Na sala informatizada, os alunos criaram um mapa conceitual sobre aspectos históricos e geográficos das diferentes regiões de Santa Catarina. Os principais conceitos estudados foram: localização de Santa Catarina, colonização, clima, relevo e regiões turísticas. Para os alunos compreenderem melhor a posição geográfica de nosso Estado foi proposto como atividade a pesquisa de mapas do Estado no site google imagens. Assim, demonstrou-se as diferenças entre mapas regionais, de relevo e rodoviário.

As alunas gostam de pousar para fotos.








As regiões turísticas estudadas foram: Costa Verde Mar, Serra Catarinense, Vale do Contestado, Encantos do Sul, Oeste Catarinense, Vale Europeu, Grande Florianópolis e Caminho dos Príncipes. Os alunos descreveram nos mapas conceituais a cultura, as festas típicas, a gastronomia e os museus localizados em cada região.

Mapa Conceitual em construção

Mapa conceitual em construção
Mapa conceitual em construção
Mapa conceitual em construção



Professora:  Tania Gonçalves

Nenhum comentário: