11/04/2012

Jogos: estratégia para estimular o processo de alfabetização


Os alunos da turma 21 estiveram no dia 11 de abril na sala informatizada realizando atividades através do uso de jogos eletrônicos. Explorou-se no site www.atividadeseducativas.com.br alguns jogos com conteúdos relacionados a escrita, a leitura e a alfabetização matemática. Os jogos explorados foram:
1) Nome dos animais II:
Fase 1: a criança deve arrastar o nome do animal a imagem correspondente.
Fase 2: a criança deve digitar o nome do animal no retângulo de acordo com a imagem e tem como referência todos os nomes dos animais para consultar.
Fase 3: a criança deve digitar o nome do animal no retângulo de acordo com a imagem desenvolvendo a escrita espontânea.
 2) Nome dos animais III:
Os alunos devem completar o nome dos animais com a sílabas que estão faltando.
3) Ballon - Sequência Numérica: os alunos aprendem a sequência numérica clicando nos números na ordem correta, a partir do 1 até o último. Conforme os acertos o aluno aumenta o nível da atividade. Nível 1: (sequência até 15), nível 2 (sequência até 20), nível 3 (sequência até 20), nível 4 (sequência até 30), nível 5 (sequência até 35). A atividade também desenvolve a coordenação motora.
4) Chuva de letras: Com o balde os alunos devem pegar as letras que estão caindo para formar a palavra do objeto que está no quadrado.

5) TUX Paint: Iniciamos a explorar o software para incentivar a criatividade das crianças. Como foi o primeiro contato com o programa os alunos realizaram um desenho livre para conhecer as ferramentas.
 PROFESSORA: MARILENE

Nenhum comentário: