30/06/2012

SÉRIE EDUCACIONAL GCOMPRIS: atividades de matemática



Nos meses de março e abril, os alunos da turma 21 frequentaram semanalmente a sala informatizada para realizar atividades educativas com a exploração de jogos educativos eletrônicos. Os jogos utilizados foram da Série Educacional Gcompris, que possui várias categorias de atividades. A categoria explorada foi de atividades de matemática, que ajudam a desenvolver o raciocínio e aprender a numeração. A seguir, apresentam-se alguns jogos explorados:



  •  Contagem de itens
Neste jogo os alunos devem posicionar os itens da melhor maneira para contá-los.
 
  •  Números com pares de dados
Neste jogo desenvolve-se a habilidade de contagem. O jogo implica em contar e digitar o número de pontos dos dados que estão caindo, antes que eles cheguem ao chão. Esta atividade deve ser realizada dentro do limite de tempo.

  • O chapéu mágico
Com este jogo o aluno aprende a operação da adição. Para jogar, o aluno deve clicar no chapéu para abrí-lo e fechá-lo. Em seguida, deve contar o número de estrelas que vê movendo-se sob o chapéu e indicar sua resposta, marcando as estrelas da área verde, no canto inferior direito da tela.
 
  • Números em ordem
Neste jogo o aluno deve capturar com o helicóptero os números em ordem crescente. Para movê-lo, utiliza-se as teclas das setas (esquerda, direita, acima e abaixo).
  •  Jogo de memória com a numeração
Neste jogo, cada carta corresponde a um conjunto de unidades de imagens ou a um numeral. O aluno deve relacionar o numeral com a quantidade de unidades de imagens de um conjunto de objetos.
 

PROFESSORA: Marilene

Nenhum comentário: