24/06/2008

Aditivos químicos dos alimentos industrializados



Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos das turmas 71 e 72, nas aulas de Ciências, da profª Tania e tem por objetivo fazer com que os alunos criem o hábito de examinar os rótulos dos produtos e evitar o consumo de alimentos que tem maior concentração de aditivos, além de valorizar a merenda escolar, mais nutritiva e saudável que os lanches industrializados e demonstrar como é simples manter uma alimentação saudável.
Em sala de aula os alunos: trazem de casa embalagens de alimentos industrializados; observam os aditivos químicos presentes em cada uma delas; apresentam as embalagens e os aditivos químicos de cada produto; discutem em grande grupo o perigo da ingestão desses aditivos em excesso e a importância da alimentação saudável; montam um grande painel com todas as embalagens, seus aditivos e seus perigos quando ingeridos em excesso; apresentam o painel a toda a escola, expondo-o na área social.
Na Sala Informatizada os alunos: pesquisam em sites de busca informações sobre os aditivos químicos nos alimentos industrializdos; elaboram um texto registrando o resultado de sua pequisa; imprimem o texto e montam o painel que será expoto na escola.
Conceito de adivivos químicos nos alimentos industrializados:
* Aditivos químicos são matérias não nutritivas que são acrescentadaos intencionalmente aos alimentos para melhorar seu aspecto, seu sabor, sua cosistência ou suas propriedades de conservação.
Os aditivos químicos são divididos em 13 classes: corante, flavorizante, conservante, antioxidante, estabilizante, espessante, espumífero, edulcorante, umectante, antiumectante e acidulante, clarificante e antíespumífero.

7 comentários:

Patricia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia disse...

Que interessante o trabalho e as informações contidas nele. A dinâmica pedagógica com certeza estimula os alunos a levar esse conhecimento construído para sua vida e para a vida das pessoas que convivem diariamente com eles.
Não deixo de frizar que a aprendizagem é para todos nós.
Inclusive sinto-me a vontade(hihihi)para sugerir tanto a professora Tânia como aos demais educadores, a criação de um blog organizado por alunos e professores (idéias, post...) com o objetivo de utilizar o ambiente digital e com isso, entre tantas possibilidades, compartilhar com outras pessoas os conceitos, os conhecimentos construídos durante o processo de aprendizagem ao longo do ano.
bjos

Leolanda disse...

O Tema desenvolvido é de suma importância para todas as pessoas, principalmente, para trabalhar com crianças e adolescentes. Conher os bem os alimentos que ingerimos,criar hábitos saudáves é fundamental para a saúde.
Prabéns!!!
Abraços
Leolanda

Anônimo disse...

muito interessante as informações contidas.essas informações podem ajudar as pessoas a se informar sobre os aditivos e as relações de causa e efeitos entre os produtos quimicos acrescentados a nossa alimentação.

Anônimo disse...

muito interessante as informações contidas.essas informações podem ajudar as pessoas a se informar sobre os aditivos e as relações de causa e efeitos entre os produtos quimicos acrescentados a nossa alimentação.

Anônimo disse...

Discubri que os aditivos químicos são divididos em 13 classes, a importancia da alimentação saudavel..
Fui Muito Interessante Fazer este trabalho!!!!