27/06/2008

ANIMAIS INVERTEBRADOS

Este trabalho desenvolvido pela profª Tania nas aulas de Ciências, das turmas 61, 62, e 63 tem por objetivo pesquisar as características de alguns animais invertebrados, seu modo de vida, sua respiração, sua reprodução e a importância dele no ecossistema onde vive, entre outras considerações. O trabalho de pesquisa iniciou-se em sala de aula com grupos de alunos pesquisando um animal escolhido pelo grupo e foi finalizado na sala informatizada onde registraram suas pesquisas em uma página de editor de texto, estes textos farão parte de um livro sobre invertebrados.

24/06/2008

Aditivos químicos dos alimentos industrializados



Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos das turmas 71 e 72, nas aulas de Ciências, da profª Tania e tem por objetivo fazer com que os alunos criem o hábito de examinar os rótulos dos produtos e evitar o consumo de alimentos que tem maior concentração de aditivos, além de valorizar a merenda escolar, mais nutritiva e saudável que os lanches industrializados e demonstrar como é simples manter uma alimentação saudável.
Em sala de aula os alunos: trazem de casa embalagens de alimentos industrializados; observam os aditivos químicos presentes em cada uma delas; apresentam as embalagens e os aditivos químicos de cada produto; discutem em grande grupo o perigo da ingestão desses aditivos em excesso e a importância da alimentação saudável; montam um grande painel com todas as embalagens, seus aditivos e seus perigos quando ingeridos em excesso; apresentam o painel a toda a escola, expondo-o na área social.
Na Sala Informatizada os alunos: pesquisam em sites de busca informações sobre os aditivos químicos nos alimentos industrializdos; elaboram um texto registrando o resultado de sua pequisa; imprimem o texto e montam o painel que será expoto na escola.
Conceito de adivivos químicos nos alimentos industrializados:
* Aditivos químicos são matérias não nutritivas que são acrescentadaos intencionalmente aos alimentos para melhorar seu aspecto, seu sabor, sua cosistência ou suas propriedades de conservação.
Os aditivos químicos são divididos em 13 classes: corante, flavorizante, conservante, antioxidante, estabilizante, espessante, espumífero, edulcorante, umectante, antiumectante e acidulante, clarificante e antíespumífero.

02/06/2008

Ações colaborativas de formação em Mídia-Educação (Física) em escolas municipais de Florianópolis/ Santa Catarina

As atividades contempladas nesse estudo fazem parte da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, do Centro de Desportos da UFSC, que apresenta como objetivo principal estabelecer com os professores e com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis, uma interlocução de saberes e fazeres da cultura escolar, que proporcione um pensar, agir e refletir sobre como o lazer pode ser desenvolvido como conteúdo da Educação (Física) escolar de forma colaborativa na perspectiva das tecnologias de informação e comunicação (TICs), tendo a pesquisa como princípio educativo e contribuindo para a ação reflexiva do professor. Este projeto está sendo desenvolvido com a turma 41, nas aulas de Educação Física, no período matutino e envolve atividades práticas e teóricas. As aulas teóricas estão sendo realizadas por meio do uso da Sala Informatizada, Biblioteca e entrevistas com pais, tios, avós, desta forma, também envolvendo, a família no projeto. O registros das pesquisas, bem como atividades práticas, estão sendo registradas num Blog, por meio de textos, fotos, filmes, etc. Acesse e conheça mais este trabalho: http://jogosebrincadeirasda41.blogspot.com