24/03/2011

MEMÓRIA HISTÓRICA DO BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA


Disciplina: História 
Turma: 62
 Objetivos:
  • Pesquisar e fotografar no bairro de Santo Antônio de Lisboa, placas de ruas, praças ou prédios com nomes de pessoas.
  • Pesquisar na internet informações que revelem a história de vida das pessoas que deram origem ao nome de algumas ruas do bairro.
  • Fotografar edifícios significativos para a comunidade e levantar informações que revelem as finalidades de uso desses espaços no passado  e identificar porque essas edificações foram construídas.
  • Identificar lugares de memória do bairro de Santo Antônio de Lisboa através da escrita de legendas explicativas sobre as fotos realizadas pela turma no bairro.
Metodologia:
A professora regente iniciou o projeto em sala de aula. Assim, realizou saídas de estudo no bairro com os alunos, os quais fotografaram placas de ruas, praças e prédios com nomes de pessoas e edificações antigas. Por seguinte, os alunos continuaram o trabalho na sala informatizada. A professora dividiu a turma em duplas e cada dupla utilizou uma fotografia para realizar uma pesquisa sobre seus significados. Para isso, utilizaram a internet. No aplicativo Writer, os alunos inseriram a fotografia e criaram uma legenda explicativa sobre a mesma, a partir das informações coletadas na internet.
O trabalho final dos alunos foi exposto em um mural no interior da escola e também foi socializado com toda a comunidade escolar com o objetivo de homenagiar o aniversário da cidade de Florianópolis. 

Recursos utilizados: máquina fofográfica digital, software para visualização de imagens, editor de texto Writer para inserir as fotos e criar as legendas explicativas e internet para pesquisar os significados das fotos.
Professora: Joseane Zimmermann Vidal



    Nenhum comentário: