31/03/2011

PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA

Fonte: http://vocesabendomais.blogspot.com

PEDRINHO E O PROBLEMA

Era uma vez numa floresta bonita que havia animais e flores e uma árvore onde haviam passarinhos que viviam felizes.
Até que um dia, apareceu um lenhador que se chamava seu Pedro, mais conhecido como Pedrinho, o lenhador, que cortou todas as árvores da floresta que ficavam em um morro para construir casas.
As casas foram construídas no local onde houve o desmatamento da floresta. Foram construídas três casas, uma de madeira e duas de material de concreto, sendo que as casas eram muito próximas umas das outras.
Num belo dia Pedrinho ficou cansado de construir as casas e entrou na sua casa para descansar. Para seu azar começou a chover fraquinho e depois veio o temporal com vento, e a chuva foi engrossando cada vez mais.
De repente desmoronou o morro em cima das casas e as casas foram caindo umas em cima das outras.
Um vizinho que estava chegando viu o que aconteceu e chamou o bombeiro para resgatar os moradores das casas que foram destruídas pelo desabamento.
Autoria: Turma 31 da E.B.M Dr. Paulo Fontes
PROFESSORA: MARILENE LACERDA FERREIRA COUTINHO

29/03/2011

SURREALISMO


ARTES VISUAIS
Série: 7º - Turma: 71 
                                                                                    Roteiro da pesquisa:
Salvador Dali, obra sem título.
Fonte: http://mesquita.blog.br
  • Dados sobre o surgimento do movimento artístico Surrealismo (local, data, influências do contexto histórico e artístico).  
  • Características importantes sobre o Surrealismo. 
  • As duas correntes estilísticas do movimento desenvolvidas nas artes plásticas. 
  • Principais artistas plásticos do movimento.
Salvador Dali, obra Rosa
Fonte: http://escolaprof.wordpress.com



       OBRAS DE SALVADOR DALI 
Os alunos escolheram uma obra e pesquisaram as seguintes informações:
a)Dados de identificação da obra (título, tamanho, técnica, data e local).
b) Descrição da obra.
c) Análise dos elementos da linguagem visual.
d)nterpretação (tema abordado, significados, “entrelinhas”... olhar crítico).

Recursos utilizados: Apresentação eletrônica BrOficce Impress e internet. Os dados estão sendo sistematizados em slides, através de textos e imagens.
Salvador Dali, obra Enigma
Fonte: http://washingtonallifer.wordpress.com









Cronologia: O trabalho iniciou no mês de março
PROFESSORA: FABIANA WIDMANN

PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS

GEOGRAFIA 
Série: 7º  - Turmas: 71, 72 e 73
África do Sul
Fonte: http://fusiongames.gamingblog.com.br

Metodologia: O trabalho foi realizado em dupla, sendo que cada dupla pesquisou dois países (um desenvolvido e um subdesenvolvido). Os países pesquisados foram: África do Sul, Alemanha, Angola,Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Portugal, Suécia, Uruguai, Zilandia. Os dados coletados sobre esses países foram: mortalidade infantil, analfabetismo, tecnologia, infraestrutura, mão-de-obra, esperança de vida e padrão de vida da população.

Austrália
Fonte: http://www.vivaenaustralia.com
Recursos utilizados: Apresentação eletrônica BrOficce Impress e internet. Os dados foram sistematizados em slides, usando texto e imagens.

Cronologia: O trabalho iniciou no mês de março.

Professora: Terezinha Henckemaier




25/03/2011

22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Fonte: itu.com.br
Turmas: 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano
Objetivos:
Refletir sobre a importância de lutarmos contra a mercantilização da natureza;
Discutir sobre os problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.
Metodologia:
Após uma discussão sobre as principais abordagens da Declaração Universal dos Direitos da Água elaborada pela ONU – Organização das Nações Unidas, os alunos dos Anos Iniciais assistiram ao vídeo "Buela Brillo", traduzido para o português como "A avó Grilo: o mito da dona da água”. As professoras regentes destas turmas, exploraram o tema em sala de aula. 

Equipe Pedagógica: Mariza, Rojane e Denise. 



ESTADO, NAÇÃO E POLÍTICA

Fonte: blogcidadania.com.br
Disciplina: História 
Série: 7º
Turmas: 71, 72 e 73
Objetivos: 
Construir e diferenciar os conceitos de estado, nação e política a partir da pesquisa sobre os conflitos que estão acontecendo em alguns países atualmente.
Distinguir diferentes formas de governo e as formas de resistência.                                              
Metodologia:
Os alunos pesquisaram (em duplas) sobre um dos países a seguir: Bahrein, Líbia, Egito, Tunísia, Iêmen, Iraque, Argélia, Síria, Marrocos e Arábia Saudita.
Na internet pesquisaram informações sobre: 
a. Tipo de governo. 
b. Tempo que o governante está no poder.
c. População.
d. Índice de analfabetismo.
e. Renda per capita.
f. Religião.
g. Causa dos conflitos atuais.
h. Principais acontecimentos (resistências ao governo  e retaliações por parte do governo)
i. Situação atual.
Softwares utilizados:
Apresentação eletrônica (para sistematização e apresentação da pesquisa). 
Gerenciamento de planilhas (para criação de gráficos de modo a representar o resultado da pesquisa)
Sites utilizados como referência para a pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/paises
http://pt.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt
http://www. google.com
Professora: Joseane Zimmermann Vidal

24/03/2011

MEMÓRIA HISTÓRICA DO BAIRRO DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA


Disciplina: História 
Turma: 62
 Objetivos:
  • Pesquisar e fotografar no bairro de Santo Antônio de Lisboa, placas de ruas, praças ou prédios com nomes de pessoas.
  • Pesquisar na internet informações que revelem a história de vida das pessoas que deram origem ao nome de algumas ruas do bairro.
  • Fotografar edifícios significativos para a comunidade e levantar informações que revelem as finalidades de uso desses espaços no passado  e identificar porque essas edificações foram construídas.
  • Identificar lugares de memória do bairro de Santo Antônio de Lisboa através da escrita de legendas explicativas sobre as fotos realizadas pela turma no bairro.
Metodologia:
A professora regente iniciou o projeto em sala de aula. Assim, realizou saídas de estudo no bairro com os alunos, os quais fotografaram placas de ruas, praças e prédios com nomes de pessoas e edificações antigas. Por seguinte, os alunos continuaram o trabalho na sala informatizada. A professora dividiu a turma em duplas e cada dupla utilizou uma fotografia para realizar uma pesquisa sobre seus significados. Para isso, utilizaram a internet. No aplicativo Writer, os alunos inseriram a fotografia e criaram uma legenda explicativa sobre a mesma, a partir das informações coletadas na internet.
O trabalho final dos alunos foi exposto em um mural no interior da escola e também foi socializado com toda a comunidade escolar com o objetivo de homenagiar o aniversário da cidade de Florianópolis. 

Recursos utilizados: máquina fofográfica digital, software para visualização de imagens, editor de texto Writer para inserir as fotos e criar as legendas explicativas e internet para pesquisar os significados das fotos.
Professora: Joseane Zimmermann Vidal



    15/03/2011

    INTERCÂMBIO CULTURAL ONLINE ENTRE ESCOLAS

    <hr class="more">

    Fonte: http://virabrekim.com.br/page/14/
    Escolas Envolvidas: 
    • EBM Dr Paulo Fontes
    • EBM Almirante Carvalhal
    Turmas:
    5°ano
    Objetivos:  
    • Compartilhar conhecimentos entre os estudantes da Escola Paulo Fontes e Escola Almirante Carvalhal sobre as aprendizagens e experiências oportunizadas pelas duas escolas, nas diferentes áreas de conhecimento. 
    • Diferenciar o significado de correio postal (carta) e correio eletrônico (e-mail).
    • Incentivar a produção textual dos alunos em diferentes gêneros. 
    • Oportunizar conhecimentos sobre o uso do editor de texto Writer (formatação, inclusão de imagens, caixas de texto, etc). 
    • Oportunizar conhecimentos sobre ferramentas de comunicação síncrona entre elas: skype, chat via conta de e-mail Gmail.
    Periodicidade: 2 aulas quinzenais de encontros online entre as turmas do 5°ano da EBM Paulo Fontes e da EBM Almirante Carvalhal.
    Duração: Durante todo o ano letivo. 
    Professora: Tânia Gonçalves
     

          INICIANDO AS ATIVIDADES EM 2011!

          Estamos dando início aos projetos de trabalho na sala informati
          Estamos dando início aos projetos de trabalho da sala informatizada. Esse ano inicia com a mudança de coordenação da sala informatizada, pois houve a efetivação de uma profissional que atualmente passou a ser chamada de Auxiliar de Ensino de Tecnologia Educacional.
          Após longos anos de luta desses educadores que ocupavam a função de coordenação das salas informatizadas, os quais buscavam demonstrar o valor pedagógico dos trabalhos desenvolvidos nesses espaços, reconheceu-se a importância da mediação desse profissional quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para apropriação dos conhecimentos nas diferentes áreas do saber. Entretanto, em 2010 a Prefeitura Municipal de Florianópolis realizou concurso público para contratação de educadores efetivos para essa função.
          Assim, iniciamos 2011 com uma educadora efetiva para administrar as atividades da sala informatizada na Escola. Esperamos continuar realizando um trabalho significativo para os alunos e professores, tendo como base as experiências já desenvolvidas e todo conhecimento já produzido na Escola.